Trabalho sobre ERP (Enterprise Resource Planning).

Trabalho falando sobre o ERP feito por mim. Tema: ERP. De: Thiago do Blog Garoto Pânico: 1.INTRODUÇÃO:A cada dia que passa o mundo se torna algo, onde ninguém quer ficar atrasado em relações aos seus concorrentes e até seus vizinhos. Nos últimos anos o mercado vem se impulsionando de forma competitivo. E com isto as organizações enfrentam uma intensa competição, novos concorrentes e consumidores cada vez mais exigentes. Devido a isto as empresas estabeleceram vários objetivos que para ser alcançados surgiram as ferramentas estratégicas umas delas é o ERP (Enterprise Resource Planning) ferramenta que várias empresas já adotam para se sobreviver.


2.ERP
O ERP tem como objetivo unir todos os departamentos e suas funções de uma determinada empresa para um único sistema computacional que serve assim todas às necessidades de cada departamento. Fazendo com isto um único software que sirva as necessidades dos funcionários de contabilidade e assim também com as dos recursos humanos. Normalmente composto por um único banco de dados, cada um destes departamentos possui os seus próprios sistemas particulares informatizados, unidos todos no ERP.



3 .EVOLUÇÃO ERP
O ERP vem ao longo do tempo acumulando sucessos e erros. A sua evolução veio como uma ferramenta estratégica que foi se evoluindo rapidamente ao mesmo tempo que as tecnologias de informação. Com a evolução já na década de 90, os departamentos antes distintos uns dos outros Engenharia, Finanças, Recursos Humanos, Gestão de Projectos, se integraram surge o ERP que se intregaram com os sistemas conseguindo resultados melhores que o total de subsistemas separados.


4.CARACTERÍSTICA DO ERP
Os sistemas ERP não é apenas para integrar os vários organismos de uma empresa. O ERP precisa ter algumas características fundamentais para ser considerando um sistema são elas : Flexibilidade pois um sistema ERP precisa responder às constantes mudanças das empresas. Modularidade: Com o sistema é possível suportar várias plataformas múltiplas de hardware. Compreensivo: O sistema está apto a suportar várias estruturas organizacionais das empresas. Conectividade: Permitir a ligação com outras empresas pertencentes ao grupo empresarial.

5.PORQUE ADOTAR O ERP
Um sistema ERP é repleto de potencialidades. Ele baixa o custo total dos produtos, reduzem a quantidade de produtos, diminui o tempo de produção, melhora a qualidade da produção, da eficiência da distribuição, planejamento e alocação de recursos. Melhora dos serviços prestados aos clientes.


6.CASOS DE USO ERP
O ERP vem sendo adotado em várias empresas e as pesquisas e elaboradas mostram o tanto de benefícios. Os ERP substituem diversos programas que as empresas usam para processar os dados. A empresa True Color adotou o ERP quando tinha apenas 4 funcionários e pouco mais de 1 ano de vida hoje a empresa cresceu em números de funcionários e faturamento.


7.CONCLUSÃO
O ERP é fundamental para que as informações em uma empresa possa circular de forma em que todos os departamentos existentes possa se comunicar através de um único banco de dados funcionando em uma plataforma comum. As empresas que adotam o ERP rapidamente vera melhora no desempenho das atividades. Com o crescimento da concorrência as empresas vencedoras são aquelas que adotam estratégias de crescimento o ERP é uma ótima escolha.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1]Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/ERP Acessado 08/11/2008, às 11:00 hs
[2]Cid Barros http://www.cbsconsulting.com.br/erp.htm Acessado 08/11/2008, às 12:00
[3] Carlos Sousa trabalhoerpismag2004.no.sapo.pt/ Acessado 08/11/2008, às 19:00