Trabalho MRP e MRP II - Evolução, características, exemplos e estruturas

Trabalho sobre MRP e MRP II feito por mim. TEMA: MRP e MRP II. De: Thiago do Blog Garoto Pânico: 1.Introdução:As empresas até os anos 60 tinham que calcular tudo manualmente que materiais necessitavam tudo de modo a garantir que teriam esses materiais disponíveis quando fossem produzidos. Mas a evolução trouxe o MRP (Material Requirements Planning) com isto estes cálculos passaram a ser feitos de forma mais fácil e detalhados. Mas tarde surgiu o MRP II que é uma evolução do MRP ele possui um significado mais abrangente.


2.MRP e MRP II
MRP (Material Requirements Planning) quando se iniciou se referia ao planejamento das necessidades de materiais para manufatura. Hoje em dia o seu conceito está focado na gestão de operações como um sistema corporativo. O papel do MRP é de apoiar as decisões sobre o momento e a quantidade do fluxo de materiais em condições de demanda e serviços. A partir dos anos 80 o conceito do MRP se ampliou do planejamento das necessidades de materiais assumindo um novo conceito Planejamento de Recursos de Manufatura o MRP II.


3 .EVOLUÇÃO MRP
Os sistemas de planejamento das necessidades de recursos das empresas sempre estão em um estado de evolução contínua. Seus primeiros sistemas eram simples e muito pouco sofisticado e seu valor da informação que era gerada para as operação era limitada. As necessidades de sistemas MRP mais sofisticados levou a uma mudança do MRP I para o planejamento dos recursos de manufatura o (MRP II), que é um método para o efetivo de planejamento de todos os recursos de uma empresa manufatureira. Tendo a capacidade de uma simulação para responder perguntas importantes.


4.CARACTERÍSTICA DO MRP E MRP II
As principais característica do MRP na área de produção é de melhorar o serviço ao cliente, melhorar a eficiência operacional da fábrica, reduzir os investimento em estoque. O MRP ajuda a controlar melhor a quantidade e os tempos de entrega das matérias primas. Outras características é a diminuição de falta de materiais, redução de incidência de submontagens, aumento da capacidade da área de produção e etc...


5.EXEMPLOS MRP
O MRP é um processo sistemático que toma as informações necessárias ao planejamento e de calcular as quantidades e o momento das necessidades que irão satisfazer à demanda.


6.ESTRUTURA DO MRP
O sistema MRP II possui a seguinte estrutura dividida nos seguintes grupos Comando, Motor e Rodas:

Comando: É composto pelos níveis mais altos de planejamento (S&OP, Gestão de demanda e MPS/RCCP)

Motor: é o nível mais baixo do planejamento (MRP/CRP), referente ao o que, quanto e quando produzir ou comprar, além das decisões referentes a gestão da capacidade de curto prazo;

Rodas: composta pelos módulos de execução e controle (Compras e SFC), é responsável por apoiar a execução detalhada daquilo que foi determinado pelo bloco anterior, assim como controlar o cumprimento do planejamento, realimentando todo o seu processo.


7.CONCLUSÃO
MRP permite que as empresas com base na decisão de produção dos produtos finais, seja determinado quanto, o que e quando produzir e comprar os diversos componentes e matérias-primas. Contribuindo assim a gestão de materiais. Já o MRP II que nasceu a partir do MRP, além de atender a diversas necessidades de informação passou a atender às necessidades de informação para tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura.



8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1]EquipeAguia| http://administradoresaguia.blogspot.com/2007/11/mrp-i-e-ii.html Acessado 02/11/2008, às 11:00 hs

[2] Wikipédia pt.wikipedia.org/wiki/Material_Requirement_Planning

Acessado 02/11/2008, às 12:00

[3] Pode www.prodel.com.br/conceitoerpmrp.htm Acessado 02/11/2008, às 18:00