Trabalho sobre DNS E IMAP - Funcionamento, características e conclusão

Abaixo meu trabalho da faculdade. O tema foi para falar sobre o DNS E IMAP. Tema: DNS E IMAP. Autor: Thiago - Blog Garoto Pânico. Introdução: Qual seria sua sensação de usar somente números ao invés de nomes afim de acessar a Internet ? Com certeza não seria uma sensação nada boa.É mais difícil para o ser humano decorar números do que nomes.Em virtude disto que existe o DNS (Domain Name System) sem ele seria necessário lembrar do número do Endereço IP, afim de acessar qualquer lugar da Internet.Sem o DNS, a Internet iria acabar rapidamente.Todos que navegam na Internet ou que usam email para envio estão usando algo essencial mesmo sem notar que é ele o DNS.Mas existem outras tecnologias que é essencial porém por causa de falta de conhecimento as pessoas não usam uma delas é o protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol) que está cada vez mais sendo utilizada graças as funcionalidades e vantagens em relações ao POP.E é isto que este artigo apresentará o que todo mundo usa mas a maioria não sabe (DNS) e o que todo mundo vai usar um dia e ainda não sabe (IMAP).Fique por dentro.

1. Domain Name System


DNS (Domain Name System) em português que dizer Sistema de Nomes de Domínios é um serviço que converte nomes de domínio em endereços IP (Internet Protocol). Toda a Internet é baseado em endereços IP.Se o computador não pode acessar o DNS, pode ter certeza que o navegador, não será hábil de receber ou mandar e-mail e nem de acessar sites.O que é mais fácil ao ser humano lembrar ao navegar no mundo infinito virtual.Um nome que contenha letras familiares ou vários números que são sempre exclusivos o IP?Com certeza os nomes correto? Em virtude disto o DNS faz com que seja mais simples o acesso a internet.Basta digitar www.unipac.br para pode navegar no conteúdo do site ao invés de digitar 200.216.229.210.Os nomes de domínios também são utilizados em outras aplicações da Internet além do e-mail e no acesso a domínios de sites.

2. Funcionamento do DNS


exemplo do funcionamento do DNS segundo Arlindo Noji (CESF) :
Uma aplicação insere um nome, automaticamente um procedimento é acionado para buscar o endereço IP correspondente daquele nome. Uma API chamada de resolvedor, então envia um pacote UDP para um servidor DNS mais próximo para consultar qual é o IP desejado. Com posse o IP, uma aplicação pode comunicar-se diretamente com a outra máquina se assim desejar.

3. Estrutura hierárquica do DNS


A figura mais abaixo mostra os elementos que compõem o DNS.O ponto nela é o root que é o principal domínio que é o de mais alto nível.No segundo nível são os conhecidos Top-level-domains.A estrutura hierárquica do DNS continua aumentando no sub domínio do domínio .com por exemplo pode ser definir o país como .br , .us , .uk e etc...O registro do domínio .br é feito pelo Registro.br.Como exemplado na figura abaixo possui um domínio ABC que foi registrado no subdomínio .com.br ficando assim: abc.com.br



3.1 Características do DNS


Os domínios do primeiro nível – Domínios de Países (br, us, uk, jp, etc...) , os genéricos do .br (com, net, gov, mil, int, etc...).


3.3 Componentes


os que permite ao atuar em conjunto (componentes e serviços) a tarefa da resolução dos nomes em toda a internet.São eles: O Espaço de Nomes DNS,Servidores DNS,Registros do DNS,Clientes DNS.O Espaço de Nomes do DNS funciona quando o domínio superior da permissão para um domínio ser criado, em virtude disto o domínio superior não precisa de permissão na criação do sub domínio que esteja abaixo dele próprio.
Servidores DNS é o mapeamento dos nomes DNS com o seu número IP.Os Registros do DNS são os mapeamentos das entradas do banco de dados do DNS.O Cliente DNS são os resolvers é quando um software faz a resolução do nome e repassa a consulta a um servidor DNS.Windows Vista, Windows XP Professional, Windows 2000 Professional possui um resolvers instalado.


4. DNS e Segurança


Problemas de segurança é uma coisa comum no meio do mundo virtual nem o DNS esta livre deste problema.Os ataques de Pharming são baseados nas alterações de DNS’s.Como já explicado sempre que introduzimos o nome de domínio num browser ele é traduzido para um IP que manda você para o site determinado , porém se ocorrer algum erro na tradução pode considerar isto um ataque baseado nas alterações de DNS’s. Em razão deste ataque chamado Pharming o endereço do DNS é alterado e pode ter levar a um site falso que podem até roubar dados pessoais o que é o mais provável.Existem outras formais para burlar como em outros meios da informática isto é certeza.Para isto é preciso de atenção para não cair em erros.


5. Internet Message Access Protocol


Protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico muito mais avançado do que o POP3.A cada dia os serviços de correio eletrônico se torna-se habitual no cotidiano das pessoas.Com isto surgem tecnologias cada vez mais voltada para facilitar a vida do ser humano independente do lugar aonde ela se encontra (casa,escritórios,no extrerior e etc...) na utilização de diferentes computadores.
O Protocolo IMAP que vem sendo utilizado por vários provedores, sua versão mais recente é o IMAP4.As mensagens dão a crer que estão em todos lugares ao mesmo instante , devido que todas permanecem no servidor X, replicando “tipo” para o Outlook Express (evolution, thunderbird e etc...) e no webmail todo conteúdo da caixa postal de e-mail.Sua vantagem, é que as pastas e as mensagens ficarão salvas no servidor e em quantas máquinas quiser.Mesmo que a máquina seja formatada ou que reinstale o SO, todos os emails não será perdidos pois continuará armazenado no servidor.


6. Características do IMAP


O protocolo IMAP possui diversas funcionalidades entre elas: A possibilidade de acessar uma caixa postal compartilhada por mais de um usuário/computador (Acesso simultâneo).A capacidade ("disconnected") do programa cliente possa sincronizar o seu conteúdo como mensagens, pastas com o servidor.A opção de Ativar ou não os "flags"(características da uma mensagem), oferece pesquisa de texto nas mensagens de forma remota, a possibilidade do cliente IMAP de solicitar apenas os cabeçalhos das mensagens entre outras.


6.1 Modos de acesso
Modos de acesso pode ocorrer Online,Offline e Desconectado. No modo Online tanto as pastas e as mensagens ficam armazenadas no servidor.Os usuários manipulam podendo até apagar, renomear, criar entre outras coisas.No modo Offline as mensagens são transferidas para o computador do usuário.E no modo Desconectado (disconnected) as mensagens selecionadas são armazenadas no computador local tanto no servidor.

7. Ativando o IMAP no Gmail


O GMAIL do Google disponibiliza o IMAP gratuitamente em virtude disto oferece mais estabilidade geral na conta.O próprio Google recomenda o IMAP em relação ao POP.O IMAP oferece várias vantagens como já descritas neste artigo.Para ativar o IMAP no Gmail basta entrar na conta ir na opção de configurações (Settings) e em seguida (Forwarding and POP/IMAP) e ir em ativar IMAP.Após a ativação do IMAP na conta Gmail , deverá ser configurado os seus clientes de emails ou os dispositivos sem fio.O guia de ajuda do Gmail possui várias páginas que explicam como deve ser feito para escolher um compatível.


8. Conclusão
Percebe-se a fundamental importância dos protocolos DNS e IMAP ambos protocolos visa facilitar a vida das pessoas.Sem o DNS seria impossível navegar pela Internet , acessar email entre outras coisas.Com isto não daria para usufruir dos benefícios do IMAP que ainda não é essencial para todos mas para uma pequena parcela é sim essencial.

9. Referências Bibliográficas
DNS
Júlio Battisti | http://www.juliobattisti.com.br/artigos/windows/tcpip_p8.asp | Acessado em 27/03/2008, às 11:00 hs
Emerson Alecrim| http://www.infowester.com/dns.php|Acessado dia 27/03/08,às 0:00
Professor Arlindo Noji | DNS Introdução | Cesf | Instituo de Ensino Superior
Rui Maia | Revista Programar | Nº 07 –Março de 2007 – Portugal a Programar – Página 26/27
Carlos E.Morimoto | Livro REDES | Guia Completo 3º Edição – Página – 83/84
IMAP
Google Ajuda | http://mail.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=75725 Acessado em 29/03/2008, às 18:00 hs.
Débora X | http://www.deborax.com.br/2007/05/03/o-que-e-imap/ Acessado – em 29/03/08, às 18:30 hs.
Marcellus Pereira http://www.meiobit.com/anuncios/google_com_suporte_imap
Acessado – em 29/03/08, às 19:00 hs.