Trabalho Modelo de Qualidade de Software CMMI

Trabalho sobre Modelo de Qualidade de Software CMMI feito por mim. 1.INTRODUÇÃO:O CMMI (Capability Maturity Model Integration) modelo de qualidade de software mantido pelo SEI (Software Engineering Institute) foi criado com o objetivo de garantir a qualidade do produto. Com a sua intensa utilização de software em diversas áreas inúmeros programas vem sendo desenvolvidos para atender essa demanda de programas sem a qualidade necessária para que este produto dure. Resultando na melhora continua de processos que fortaleza as organizações e as torna mais competitivas.


2. CMMI
O CMMI pode ser definido como um framework que serve para melhoria de software. Completando todo o desenvolvimento do software melhorando drasticamente a qualidade dos projetos. Ele diz como deve ser feito para a melhoria. Ajudando as organizações a aprimorar os seus processos melhorando e se tornar mais eficientes e maduro. Para saber se o projeto vai ou não dar certo existem os modelos de capacidade e maturidade eles atingem os seus níveis.


3.DICAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CMMI

Algumas dicas de institucionalização do CMMI: Treinamentos é a iniciativa fundamental é óbvia a sua eficiência é entre média e baixa. Workshop: Modelo interativo tem uma média eficiente é apresentado como um jeito mais informal. E-Mails rápidos: Sua eficiência fica entre média e alta são e-mails cursos resumindo o determinado assunto sua linha deve ser informal. Outras dicas de institucionalização do CMMI são os testes, guias, concursos, banners, quadros e etc...

3.NÍVEIS DA MATURIDADE DO CMMI
O CMMI possui 5 níveis de maturidade são eles: Inicial (Imprevisível, mal controlado e reativo), Gerenciado (Projetos, reativo), Definido (Organizado e pró-ativo), Quantitativamente Gerenciado (Processo medido e controlado), Otimização (Melhoria contínua do processo)
O Primeiro Nível - Inicial: Este é o nível de maturidade mais baixo do CMMI. As organizações desse nível têm processos imprevisíveis eles são pobremente reativos e controlados. Nesse nível do CMMI os processos são normalmente caóticos.Segundo Nível – Gerenciado: É o segundo nível de maturidade os projetos da organização com ele têm a garantia de que os requisitos serão planejados, gerenciados, executados e controlados. O nível deste foco é o gerenciamento básico de projetos. Terceiro Nível – Definido: É o terceiro nível de maturidade , tem o foco da padronização do processo tendo como requisitos de desenvolvimento: verificação, validação, soluções técnicas, processo organizacional, treinamento organizacional.Quarto Nível - Gerenciado quantitativamente: É um processo que é definido e controladocom a ajuda das técnicas quantitativas e estatísticas. O desempenho e a qualidade são compreendidos em termos estatísticos e geridos durante a sua vida.Quinto Nível - Otimizado: É o processo otimizado é são gerenciado quantitativamente, alterado e adaptado para atender aos objetivos de negócio atuais e projetados.

4. ESTÁGIOS DO CMMI
A representação contínua possibilita que as organizações utilizam a ordem de melhoria que melhor atender os seus objetivos de negócio da empresa. Os componentes principais são as áreas de processos. Os niveis de capacidade caracterizados vão do nível 0 ao 5 são os: Nível 0: Incompleto, Nível 1: Executado , Nível 2: Gerenciado, Nível 3: Definido, Nível 4: Quantitativamente gerenciado, Nível 5: Optimizado.
Nível 0 - Incompleto: É um processo parcialmente realizado ou não. Um ou mais
objetivos específicos não estão satisfeitos com o processo.
Nível 1 – Realizado: É um processo realizado para satisfazer todos os objetivos específicos da área de processo.
Nível 2 - Gerenciado: Processo de capacidade realizado (nível 1) que também é planejado e são executados de acordo com políticas pré-definidas.
Nível 3 - Definido: um processo definido é um processo gerenciado e ajustado para o conjunto padrão de processos da organização de acordo com suas políticas de conduta.
Nível 4 - Gerenciado quantitativamente: um processo neste nível é definido e controlado com a ajuda de técnicas quantitativas e estatísticas. A qualidade e o desempenho do processo são compreendidos em termos estatísticos e são geridos durante sua vida.
Nível 5 - Otimizado: um processo otimizado é gerenciado quantitativamente, alterado e adaptado para atender aos objetivos de negócio atuais e projetados.

5. ÁREAS DE PROCESSO DO CMMI
O modelo CMMI v1.2 contém no total 22 áreas de processo: Análise Causal e Resolução,Gerência de Configuração, Análise de Decisão e Resolução,Gerenciamento Integrado de Projeto, Medição e Análise, Inovação Organizacional, Definição de Processo Organizacional, Foco de Processo Organizacional, Desempenho de Processo Organizacional,Treinamento Organizacional,Monitoração e Controle de Projeto,Planejamento de Projeto,Garantia da Qualidade de Processo e Produto, Integração de Produto, Gerenciamento Quantitativo de Projeto,Gerenciamento de Requisitos, Desenvolvimento de Requisitos, Gerenciamento de Riscos, Gerenciamento de Acordo com Fornecedor, Solução Técnica, Validação, Verificação.

6.CONCLUSÃO
O CMMI é um guia que as pessoas de TI que já estão cansadas de trabalhar arduamente e sem encontrar nenhum reconhecimento pelos usuários. Não é de forma alguma um processo simples de ser realizado, ele exige uma mudança de cultura voltada para o planejamento, qualidade e o controle dos seus processos de desenvolvimento dos softwares. Os tópicos descritos acima são os passos iniciais a serem tomados nas empresas que desejam implementar uma cultura na Gestão de Desenvolvimento.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1Washington Souza http://blogcmmi.com.br/ Acessado 15/11/2008, às 11:00 hs
[2] Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/CMMI Acessado 15/11/2008, às 12:00
[3]Adilson Moreira http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=30&rv=Vivencia Acessado 15/11/2008, às 19:00