Trabalho sobre CMS: O que é, vantagens, importância e aparência

Meu trabalho que fiz falando do tema CMS: 1.INTRODUÇÃO
O CMS ( Content Management Systems) é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - de websites, portais e intranets. Não é necessário saber programação. O objetivo principal do CMS é este facilitar a vida das pessoas pois contém grande quantidade de funções presente para a criação de um website. Como modelos de templates disponíveis nas comunidades gratuitamente. Muitas pessoas ainda não descobriram este sistema pois não se interessam em aprender como funciona seu sistema de instalação.


2.O QUE É CMS
O CMS permite que o conteúdo de um site possa ser modificado de forma segura e rápida de qualquer computador conectado à internet. Nele há ferramentas que intregra num conjunto para que seja possível a criação, gerenciamento do conteúdo como editar e insirir tudo em tempo real.


3.IMPORTÂNCIA
A importância do CMS hoje em dia é que ele facilita a vida de pessoas comuns que nunca poderiam imaginar que um dia poderiam ser donos de portais ou blogs na internet. As empresas também podem agora atualizar seus produtos e colocar disponíveis os seus produtos na internet podendo assim aumentar seus lucros e expandir os negócios com a .Web 2.0.


4.VANTAGENS DE TER UM SITE CMS
Pode atualizar o site de qualquer computador conectado a internet. Não necessita de uploads de arquivos manualmente, o processo de criação do conteúdo se torna mais rápido. É possível aumentar suas funcionalidades. Por ser um sistema interativo, o CMS permite que os visitantes interajam com o site. Com isto o visitante do site se torna um elemento importante para o conteúdo do site. Sites feitos utilizando um CMS pode ser administrado por mais de uma pessoa. Outras vantagens que podem ser citado é sua acessibilidade, facilidade de manuseio, sua flexibilidade, baixo investimento, multiplataforma.


5.APARÊNCIA DO SISTEMA
O CMS é customizável, através de templates que podem ser substituídos com facilidade. Também podem ser editado de forma rápida e segura possuindo vários layouts disponíveis na internet gratuitamente. A aparência do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo é bem fácil de mexe-la pois já vem com um tema disponível e possível modifica-la com um clique podendo assim testa-las várias modelos até achar o ideal. Comunidades de CMS existem várias na internet. Os colaboradores são aqueles que criam templates gratuitamente em troca da divulgação do seu trabalho nos créditos finais da página. Como se expandiu os sites CMS rapidamente profissionais da área viram no sistema uma boa forma de lucrar mesmo sem saber o necessário para programar um portal profissional. Muitos confundem que só é possível fazer blogs ou sites pequenos com o sistema mas não é verdade com um pouco de dedicação é possível modificar os códigos de modelos já prontos e transformar em um grande portal. Os servidores estão disponibilizando suporte a diversas linguagens de programação para que isto seja possível.


6.COLABORADORES

Os colaboradores são os responsáveis pelo sucesso do CMS pois são eles que facilita a vida do usuário final. Pode ser encontrado facilmente milhares de modelos de templates a maioria disponível gratuitamente e outros milhares de plugins que a cada dia fazem do sistema um lugar onde qualquer internauta possa fazer seu website sem saber praticamente nenhuma linha de programação. Estes colaboradores acabam incentivando estes usuários a aprender programação para que um dia também possam a incrementar de forma positiva para que o CMS fique cada dia mais fácil e útil.


7.OS MELHORES CMS
Existem atualmente vários Sistema de Gerenciamento de Conteúdo e a cada dia surgem outros. Alguns deles: Wordpress, Joomla, Drupal, Pligg, MediaWiki, Xoops, TYPO3. Os dois mais preferidos atualmente são eles:
Wordpress o mais popular sua leveza e flexibilidade ajuda a conhecer de forma bem rápida. Ele não é uma simples plataforma de blogs, pode ser usado para portais profissionais devido a grande quantidade de modelos existentes graças aos colaboradores espalhados pelo mundo que fazem da plataforma umas das mais confiáveis para serem usadas. Graças a sua interface simples de fácil aprendizado, templates e plugins diversos disponíveis gratuitamente.
Joomla outro sistema de conteúdo popular pois não necessita saber de conhecimento nenhum em programação. Seu painel de administração assim como o do Wordpress é bastante completo. Possui várias comunidades pelo mundo. Seus templates são completos e de bom nível vários deles podem ser achados facilmente em comunidades.