Trabalho Sistema de Informação - Tipos de Sistemas Distribuídos

Meu trabalho de Sistema de Informação - Sistemas Distribuídos: 1.SISTEMA DE COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDOS: 1.1.Sistemas de Computação de Grade
Grade computacional é um conceito que explora as potencialidades das redes de computadores, com o objetivo específico de disponibilizar camadas virtuais que permitem a um usuário ter acesso a aplicações altamente exigentes, bem como aderir a comunidades virtuais de grande escala, com uma grande diversidade de recursos de computação e de repositórios de informações. Grades computacionais são sistemas de suporte à execução de aplicações paralelas que acoplam recursos heterogêneos distribuídos, oferecendo acesso consistente e barato aos recursos, independente de sua posição geográfica. As tecnologias de grades computacionais possibilitam agregar recursos computacionais variados e dispersos, acelerando a execução de vários processos computacionais.

1.2.Sistemas de Computação de Cliente
É um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.


2.SISTEMA DE INFORMAÇÃO DISTRIBUIDOS

2.1.Sistemas de Processamento de Transações
O processamento de transação é uma referência ao processamento das transações realizada pelo sistema conhecido como monitor de transação ou servidor de transação.Como um exemplo de transação pode-se considerar a transferência de fundos, uma operação bancária típica. Na verdade esta operação é realizada em dois passos (pelo menos): o débito na conta de origem dos recursos e na seqüência, o crédito na conta de destino. Se não existir uma transação envolvendo os dois passos e se a primeira operação ocorrer com sucesso e a segunda falhar, o montante de dinheiro sumirá
2.2.Integração de Aplicações Empresariais
Um conjunto de serviços e soluções que reúnem aplicações e processos de negócios desiguais e os integram de acordo com o necessário para cobrir os diferentes requisitos de informação dos seus clientes, funcionários, parceiros e fornecedores.

3.0.SISTEMAS DISTRIBUIDOS PERVASIVOS
3.1.Sistemas Domésticos
são compostos de um ou mais computadores pessoais. Porém, o mais importante é que integram eletrônicos de consumo típicos como aparelhos de TV, equipamentos de áudio e vídeo, dispositivos para jogos, smart phones, PDAs e outros equipamentos de uso pessoal em um único sistema. Além disso, podemos esperar que todos os tipos de dispositivos, como eletrodomésticos de cozinha, câmaras de vigilância, relógios, controladores de iluminação e assim por diante, serão conectados a um único sistema distribuído.Da perspectiva de sistema, há vários desafios que precisam ser enfrentados antes que os sistemas pervasivos domésticos se tomem realidade. Um desafio importante é que tal sistema deve ser completamente autoconfigurável e autogerenciável
3.2.Sistemas Eletrônicos para Tratamento de Saúde
Sistemas para tratamentos de saúde costumam ser equipados com vários sensores organizados em uma rede de área corporal (Body-area Network - BAN), de preferência sem fio. Uma questão importante é que, na pior das hipóteses, tal rede deve incomodar uma pessoa o mínimo possível. Com essa finalidade em vista, a rede deve ser capaz de funcionar quando a pessoa estiver em movimento, sem que esta precise estar presa por fios elétricos a dispositivos imóveis. Com o aumento do custo do tratamento médico, estão sendo desenvolvidos novos dispositivos para monitorar o bem-estar de indivíduos e entrar automaticamente em contato com médicos quando necessário. Em muitos desses sistemas, uma meta importante é evitar que as pessoas sejam hospitalizadas.

3.3.Redes de Sensores
As redes de sensores é uma área chave na computação pervasiva. No mais baixo nível das redes industriais encontramos as redes de sensores. Geralmente os sensores estão na base de um sistema de automação e são projetados para serem os mais baratos possíveis, considerando que muitos deles são necessários. Sensores enviam dados básicos para um sistema de controle, como a posição de um objeto ou propriedades físicas como temperatura ou pressão.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1]SUB UNICAMP http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000414121 Acessado 13/03/2009, às 11:00 hs
[2] wikipedia pt.wikipedia.org/wiki/Processamento_de_transação Acessado 13/03/2009, às 12:00 hs
[3]Apostila do Email sobre Sistemas Distribuídos Pervasivos Acessado 13/03/2009, às 13:00
[4] HPBrasil hp.com/latam/br/servicos/aplicaciones_empresariales/enter_empresarial
Acessado 13/03/2009, às 13:30
[5]Cefetrn cefetrn.br/~walmy/RI_A3.pdf Acessado 13/03/2009, às 13:50